Poluição e pobreza, um círculo vicioso

Estudos tentam entender impactos ambientais

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está financiando U$ 7 milhões em pesquisas para avaliar o efeito cumulativo na saúde de poluentes como mercúrio e chumbo, e fatores sociais como estresse e má nutrição em diversas comunidades de baixa renda.

A EPA estuda tipicamente apenas os efeitos para a saúde de substâncias químicas individuais. Mas um crescente corpo de pesquisas sugere que a exposição cumulativa a poluentes múltiplos, e fatores não químicos, como estresse, pobreza e dietas pobres, podem amplificar os efeitos negativos de uma única substância tóxica. Diversos estudos irão também examinar por que algumas etnias e subgrupos parecem mais suscetíveis a ameaças à saúde por fatores ambientais - como a asma.

Minorias, populações tribais e de baixa renda são desproporcionalmente expostas à poluição e impactadas por ela, como notam há décadas advogados da justiça ambiental. As bolsas de pesquisa fazem parte de um compromisso da agência de 2010, de entender estes impactos, diz Paul Anastas, administrador da EPA para pesquisa e desenvolvimento, segundo o Green Blogs do New York Times.

“Estas pesquisas podem abrir caminho para mais trabalhos interdisciplinares que respondam às preocupações das comunidades e à justiça ambiental", disse ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TINTA ANTI-POLUIÇÃO INOVA CIÊNCIA

HORTA VERTICAL: Uma grande idéia!